© 2016 José Ferreira | All rights reserved

ABOUT

Nascido em São Paulo, em 1979, José começa a tocar o violão como autodidata em Goiânia, cidade onde cresceu.

 

Com seu violão, viaja e vive em diferentes países: Holanda, Estados Unidos, Argentina e França. Nessas viagens, descobre e aprende outros estilos de música e, nessas novas harmonias e ritmos, constrói grandes amizades musicais que contribuem à sua formação.

 

Em 1999, José forma o duo de violões Duoba com o violonista Ricardo Mello e no ano seguinte se mudam o Colorado, Estados Unidos onde estabelecem um forte intercâmbio musical. Novas inuências e vário encontros musicais pontuam esta fase e Duoba grava dois discos: Soundower em 2001 e Latitude em 2003.

 

Compostos por músicas autorais e arranjos próprios da música de Hermeto Pascoal, Tom Jobim e Astor Piazzolla. Em 2004, grava seu primeiro álbum solo (Violão e Cordas). Ao lado de Kailin Yong ao violino e Evan Orman ao violoncelo, interpreta peças de Villa Lobos, Radamés Gnattali e Astor Piazzolla.

 

Consequentemente se apresenta no Brasil e nos Estados Unidos em diversos conjuntos musicais. Em 2005, instala-se em Paris para estudar na École Normale de Musique com Alberto Ponce e obtém seu diploma de concertista em 2008 e, em 2009, especializa-se com a professora Tania Chagnot no Conservatório de L'Hay les Roses.

 

Em 2010, faz uma turnê de seis concertos na Rússia e, em 2011, faz duas turnês de quinze concertos naquele país em duo de violões com Ricardo Mello. Em 2014, grava um álbum com o grupo Bécots da Lappa (música brasileira) e no início de 2015 grava seu mais recente CD com o Trio in Uno intitulado Lilas.

 

Atualmente compartilha sua paixão pela música atuando como solista, acompanhador e arranjador nos seguintes conjuntos de música brasileira na França: Trio in Uno, Travessias, Bécots da Lappa e Duo in Uno.

  • Noir Facebook Icône
  • Noir Icône YouTube